Jogos Digitais no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura: Uma Nova Possibilidade
Nickolas Andrade, Rafaela Quesada, Valéria Martins
Discute-se no ambiente acadêmico que, diante de um mundo
cada vez mais tecnológico, o educador consciente de sua prática
sabe que é importante o desenvolvimento de propostas de
trabalho que visam à utilização das TICs em sala de aula da
Educação Básica. Entretanto, o que se vê na prática é que
grande parte dos professores responsáveis pelas disciplinas de
Língua Portuguesa e de Literatura costumam reagir
negativamente ao fato de desenvolver novas estratégias de
trabalho usando ferramentas tecnológicas, muitas vezes, por
desinteresse ou despreparo. É em função de um mundo a cada
dia mais tecnológico, sobretudo, no universo de crianças e
adolescentes, que aparecem os jogos digitais como uma
possibilidade didático-metodológica no ambiente educacional.
Foi a partir dessas reflexões que surgiu o tema central deste
artigo: verificar de que maneira os jogos educativos digitais
podem ser aplicados nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura
e como eles podem ser trabalhados e reinventados no ambiente
escolar, despertando, de forma mais criativa e lúdica, o gosto
pela aprendizagem no educando. Texto Completo
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