Autor e Autoria no Discurso Publicitário: Reflexões sobre Questões de Estilo
Carlos Andrade, Marlon Muraro
O presente texto tem por objetivo refletir sobre a produção de
peças publicitárias, como enunciados concretos de natureza
híbrida, pois constituem o discurso a partir das relações entre a
linguagem verbal e a pictórica (imagens). Assim, desejamos
responder: se peças publicitárias que são solicitadas a uma
determinada agência ou profissional e os serviços para tal são
pagos pelo anunciante, haveria marca de autoria nelas, ou o
profissional se preocupa apenas com o que deseja seu cliente?
Ou ainda, de outra forma, mais ampla, existiria texto de
qualquer natureza em que não se pudesse perceber marcas
textuais ou pictóricas que marcassem o autor de determinada
peça publicitária? Na busca de respostas às questões levantadas,
pretende-se definir como solo epistemológico as discussões
realizadas por Bakhtin e seu Círculo, no que se refere a autor,
autoria e estilo, além de, passar rapidamente, pela verbovisualidade
que marca a construção composicional do gênero
“anúncio publicitário”. Pretendemos analisar quatro peças
publicitárias impressas, produzidas por um mesmo sujeito,
discutindo de que forma os recursos utilizados por ele no
anúncio publicitário mostram a sua voz e “a maneira pela qual
as vozes dos outros se articulam com a voz do sujeito explícito
da enunciação” [1].
[1] M. Bakhtin. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins
Fontes, 2010a. Texto Completo
|